Normas

Mais de 350mil elevadores estão em operação e mais de 70% foram construídos e instalados baseados em normas que hoje não estão mais vigentes. A norma de fabricação de elevadores elétricos de passageiros em vigor no Brasil é a NBR NM 207/99, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os Elevadores que foram instalados anterior a essa norma, atendia os níveis de segurança da época, porem muito abaixo dos níveis da norma atual.
A seguir, realizamos algumas descrições de alguns itens da norma que mais influenciam quando o assunto é SEGURANÇA:

Casa de Maquinas

  • Protetor de Polia de Tração
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – Item 9.6

Tem como finalidade a proteção dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por distrações e esbarrões na polia, nos cabos de aço ou em qualquer parte que possa movimentar na polia de tração.

  • Protetor de polia do limitador de velocidade
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – Item 9.6

Por se tratar de um equipamento que tem a finalidade de girar em alta velocidade, o protetor de polia do limitador de velocidade também é usado para proteger a integridade física dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por contado no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade. 

  • Luz de emergência da casa de máquinas
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.16

Deve haver instalada dentro da casa de máquinas uma fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável, com a finalidade de garantir a iluminação do ambiente em situação de falta de energia. 

Cabina

  • Luz e alarme de emergência na cabina
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.16

Em caso de Falta de energia a Luz de Emergência da Cabina fica responsável por manter a iluminação da cabina e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirene no topo da cabina, informando a exata posição do elevador.

  • Barreira Eletrônica
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.7

Também conhecida como Régua Eletrônica, trata-se de um sensor responsável por identificar obstruções no vão da porta evitando que a mesma, feche caso haja alguma pessoa ou objeto.

  • Guarda corpo no topo da cabina
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.12.1.

Nas cabinas devem possuir guarda corpo na parte superior da cabina (topo da cabina). Esse equipamento de segurança exigido para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções. 

  • Botoeira de inspeção
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.3.

Instrumento usado quando há a necessidade de manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo total controle do equipamento fazendo com que execute trabalhos com mais precisão e segurança.

Poço

  • Escada de acesso ao fundo do poço
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 5.7.

Ao entrar ao fundo do Poço, a escada tipo marinheiro proporciona uma maior segurança no acesso dos técnicos ao recinto. 

  • Iluminação e emergência no fundo do poço – Chave P.A.P.
  • Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 5.7.

A chave P.A.P. (parada de acesso ao poço) é um dispositivo indispensável, instalado no fundo do poço, responsável por realizar parada do elevador proporcionando condições seguras de acesso durante os serviços de manutenção e de emergência.    

A norma também estabelece que casa de máquina, encima da cabina e fundo do poço tenha sinalização de advertência indicando aos técnicos procedimentos corretos a serem tomados, sempre visando o aumento da segurança de quem realiza a manutenção.